Jesus o bom filho, renega sua mãe e sua família

No versículo Lucas 8:19-21, Jesus renega sua Mãe e sua família. Apesar de Maria ter vindo de longe para vê-lo, Jesus se recusa a recebê-la.
Lucas 8:19,21 - (19) Vieram, então, ter com Ele (Jesus) sua mãe e seus irmãos, e não podiam aproximar-se dele por causa da multidão. (20) Foi-lhe dito: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem ver-Te. (21) Ele (Jesus), porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são na verdade estes que ouvem a palavra de Deus e a observam.
Para quem ficou espantado com esta afirmação Bíblica, não fique pensando que isto é um caso isolado, existem outros versículos nos quais Jesus maltrata sua mãe ou renega sua família. Vamos destacar, por exemplo: Lucas 2:42-50, onde Jesus foge de sua família. E quando finalmente José e Maria o encontraram, a felicidade não foi correspondida por parte do menino Jesus, que simplesmente renega seu pai José, deixando-o espantado, sem entender nada. Imagine a aflição de uma mãe (pai) procurando seu filho perdido durante 3 dias... talvez o leitor não compreenda, pois somente uma mãe (um pai) sabe o que é perdeu seu filho único.
Lucas 2:42-50
42 - Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa;
43 - e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais;
44 - julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos;
45 - e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele.
46 - E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.
47 - E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas.
48 Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos.
49 - Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai?
50 - Eles, porém, não entenderam as palavras que lhes dissera.
Jesus e Maria ficaram triste com a resposta de Jesus! Por que Jesus fugiu abandonando seus pais, sua família? Por que Jesus renegou se pai José e em público? Tratar a família com tamanha cordialidade é uma das principais qualidades de Jesus, veja outros versículos:
João 2:3-4
3 - E, tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm vinho.
4 - Respondeu-lhes Jesus: Mulher, que tenho EU contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
Neste versículo, está bem claro como Jesus renega sua Mãe QUE TENHO EU CONTIGO?
Para amenizar este tipo de cordialidade. o pronome e EU foi trocado por NÓS em algumas bíblias
(Traduções da Bíblia versão Imprimatur) João 2:4
4 - Respondeu-lhe Jesus: O que temos NÓS com isso Mulher? Ainda não é chegada a minha hora.
Explicação: Nesta Tradução Jesus e sua Mãe estariam na condição de convidados, por tanto o que Jesus disse era conveniente à situação: como convidados, eles não são responsáveis pela organização da festa. Mas infelizmente, apesar da tentativa de se trocar o pronome EU por NÓS a fim de se amenizar o impacto final do versículo, a frase ainda ficou um pouco arrogante. O Termo "MULHER", ao se referir a sua mãe, não é muito educado... Alguns cristãos mais afoitos sugerem que Jesus na verdade queria dizer " Minha amada e respeitada Mãe", com a expressão "MULHER", que é um termo mais íntimo e familiar ... mas será que isso cola ??
Faça uma experiência: Tente fazer a seguinte experiência: quando sua mãe for Pedir-lhe um favor, faça como Jesus: Chame sua Mãe de Mulher e diga-lhe: Mulher, O que Eu tenho com isso?... Será que sua Mãe vai gostar desta resposta? Escreva para nós e diga qual foi à reação dela! Se ele gosto do modo como você falou com ela?
EXPLICAÇÕES: Este versículo é um prato cheio para os evangélicos, que são contra a veneração de Maria pelos católicos. Segundo eles: porque venerar tanto Maria? Veja o exemplo de Jesus! Outra explicação: A sociedade na época de Jesus era patriarcal e a mulher ficava mesmo no segundo plano social. O uso do termo "Mulher" era comum na época, portando não seria uma expressão arrogante e sim algo comum entre os judeus.

9 comentários:

Unknown disse...

*ELE É O BOM FILHO DE DEUS. RENEGOU A MULHER PORQUE NA VERDADE ELA NÃO ERA SUA MAE. *ELE É O FILHO DE DEUS. E QUIZ MOSTRAR A TODOS QUE NÃO TINHA VÍNCULOS FAMILIARES COM NINGUÉM NA TERRA.
MESMO ELE RENEGANDO A MULHER QUE SERVIU AO PROPÓSITO DE DEUS PARA QUE JESUS VIESSE A TERRA COMO CARNE, TEM TODA ESTA ADORAÇÃO COM ELA. A CHAMAM DE VIRGEM APESAR DE TER TIDO OUTROS FILHOS. A CHAMAM DE SANTA. APESAR DE SER COMO NÓS. JESUS MSM DIZ ISSO E VC LEU, VIU E COLOCOU AQUI BEM CLARO.((21) Ele (Jesus), porém, lhes respondeu: Minha mãe e meus irmãos são na verdade estes que ouvem a palavra de Deus e a observam.) TE PERGUNTO. SE *ELE TIVESSE RECONHECIDO ELA COMO MAE E AO JOSÉ COMO PAI. O QUE ELE SERIA? RESPONDO A VC... SERIA UM DE NÓS. UM IGUAL. NÃO SERIA O FILHO DE DEUS NÃO É VERDADE? E TB FARIA COM QUE MARIA QUE FOI UMA SIMPLES MULHER, FOSSE RECONHECIDA BIBLICAMENTE COMO UMA SANTA E MAE DO FILHO DE DEUS. COISA QUE ELA NÃO FOI. FOI SOMENTE UM MEIO P QUE JESUS VIESSE A TERRA PARA NOS SALVAR.(OUTRA MULHER PODERIA TER SIDO O INSTRUMENTO. A HONRA DELA FOI TER SIDO ESCOLHIDA POR DEUS, SÓ ISSO) DE OUTRA FORMA CREIO QUE ELE NÃO SERIA CARNE. NÃO PODERIA MORRER.

ned22ndcent disse...

Cara d. Monica, não nos parece que um simples soldado romano, das tropas que ocupavam a Palestina, tivesse a alcunha de Deus. Ora, Maria engravidou aos 13 ou 14 anos e, à luz dos dias do Séc. XXI, o responsável pelo fato receberia a denominação de Pedófilo. Porém, na época era muito comum meninas engravidarem desde que atingissem a puberdade. (em algumas regiões até os dias de hoje é costume cultural).

Unknown disse...

É isso Mônica! Falou tudo.

Unknown disse...

Rick Souza.
E inegável o desprezo com que Jesus se refere a sua família e inoportuno tmb, pois ele só estava ali por intermédio dos pais. Jesus parecia ser bipolar, pq dqvq conselhos a favor da família, porém, agia se forma controversa. Aí estamos falando de respeito, que ao meu cer, ele não tinha para com quem o gerou. Essas atitudes de Jesus nunca vão me convencer de que ele era o messias, pois não agia como tal.

Unknown disse...

Rick Souza.
E mais, pq jesus quando está na cruz, diz a Maria "Eis seu filho"????

Unknown disse...

Seja tu o messias , antes de julgar uma pessoa faça diferente dele .

Unknown disse...

De modo com que o filho que Maria sempre corria atrás tinha acabado de cumprir seu propósito , jesus foi uma missão para Maria , quem não entendeu o propósito foi ela , Maria o amava como filho , mas a verdade é que ela foi uma ferramenta , a cegueira do propósito faz com que q emoção tome conta do coração

Unknown disse...

Clareza nas palavras , e verdade na expressão .

PERSONAL FRIEND (Amigo de Aluguel) disse...

Quem aqui sabe o que jesus e Maria conversavam quando estavam a sós até ele atingir os 30 anos? Claro que a bíblia não iria narrar tudo, imagine em casa Maria José e Jesus, será que ele a desprezava em casa? No seu ministério público tinha que dar o exemplo, e outra a bíblia já foi traduzidas centenas de vezes em várias línguas, inclusive a original se perdeu com o tempo. Reflitamos

Postar um comentário