Anjo

Introdução

As primeiras descrições sobre anjos apareceram no Antigo Testamento. A menção mais antiga de um anjo aparece em Ur, cidade do Oriente Médio, há mais de 4.000 a.C.. Na arte cristã eles apareceram em 312 d.C., introduzidos pelo Imperador romano Constantino, que sendo pagão, converteu-se ao cristianismo quando viu uma cruz no céu, antes de uma batalha importante.
Em 325 d.C., no Concílio de Nicéia, a crença nos anjos foi considerada dogma da Igreja.
Em 343 d.C. foi determinado que reverenciá-los era idolatria e que os anjos hebreus eram demoníacos. Em 787 d.C. no Sétimo Sínodo Ecumênico definiu-se dogma somente em relação aos arcanjos: Miguel, Uriel, Gabriel e Rafael. Os escritos essênios, sociedade da qual Jesus fazia parte, estão repletos de referências angelicais.
No Novo Testamento, anjos apareceram nos momentos marcantes da vida de Jesus: nascimento, pregações, martírio e "ressurreição". Depois da ascensão, Jesus foi colocado junto ao Anjo Metatron.
São Tomás de Aquino foi um estudioso do assunto. Ele dizia que os anjos são seres cujos corpos e essências, são formados de um tecido da chamada luz astral. Eles se comunicam com os homens através da egrégora, podendo assim assumir formas físicas.
Os anjos eram chamados de DAIMONES pelos gregos, o que significa também gênios ou seres sobrenaturais. Nessa categoria, encontramos os obreiros de Deus: gnomos e duendes (terra); fadas e silfos (ar); salamandras (fogo) e ondinas (água).
O nome Daimones, porém, correspondente à palavra "demônio", como entendiam os autores eclesiáticos.
Tal fato desperta uma grande curiosidade sobre o tema, já que interesses religiosos fizeram de tudo para que isso não chegasse ao conhecimento popular, principalmente nas Cruzadas, onde textos e escrituras foram eliminados em nome de Deus. Os anjos (Daimones), que protegem os seres humanos, são diferentes dos Daimones, que ficam fora do nosso de controle.

Mas na Verdade o Que São Anjos?

Anjos não são nada mais que espíritos divinos evoluídos criados por Deus com a função de proteção e ordem humana. Nesse ponto da evolução eles convivem e recebem ordem diretas de deus, mas se você acha que só por isso eles não possuem ambições ou vaidade você se engana anjos são mais suscetíveis a sentimentos terrenos, por terem contato direto com os humanos e com seres de pura maldade e confusão.
Um dos casos mais clássicos de corrompimento por esses sentimentos é lúcifer que cansado de viver a sombra de outros querubins abandona sua antiga vida e começa a viver com demônios, e com seu poder de liderança natural e persuasão acaba se tornando o rei dos demônios.

Então Todo Anjo é Mal?

Se você se fez essa pergunta quando leu o trecho anterior provavelmente você não entendeu o que ele queria dizer, então seria melhor uma releitura mais atenta, mas caso depois de várias releituras você ainda não entenda aqui vai a resposta: Não, Anjos não são maus. Eles apenas podem ser tornar maus.

Hierarquia Angelical

Mesmo entre os anjos há uma hierarquia, onde cada um tem uma função de importância igual às outras, claro dentro de sua alçada.
Veja essa hierarquia do mais poderoso ao mais fraco

SERAFINS
Serafins possuem seis asas envoltas por chamas e fogo, têm poderes de purificação e iluminação, difundem o princípio da vida universal e manifestam a glória de Deus. São os anjos cuja categoria mais se aproxima de Deus.

QUERUBINS
segundo a tradição judaica Adão teve problemas de saúde enquanto estava no éden e Raziel entregou um livro contendo todos os ensinamentos sobre as ervas que poderiam salvar a humanidade. Por este motivo, as grandes descobertas da medicina foram atribuídas a Raziel. Os Querubins Trazem penas de pavão cheias de olhos, simbolizando a onisciência divina. Eles zelam pela ordenação do caos universal, pela sabedoria, e nos ofertam o conhecimento e as idéias. Os Querubins também ensinam que rir é o melhor remédio.

TRONOS
Identificados por uma roda de fogo, cuidam do trono de Deus e apresentam o sentido de união ao homem. Proclamam a grandeza divina e inspiram os homens à arte, à poesia e à música. Tem como função promover a paz e a união entre os homens.

DOMINAÇÕES
Almejam a verdadeira soberania e têm no cetro e na espada seus símbolos do poder divino sobre a criação. Afloram no homem a força para subjugar o inimigo interior. Auxiliam as questões ou conflitos que necessitam de solução imediata. Despertam no homem a força para dominar a si mesmo. São os Governadores do Universo.

POTÊNCIAS
São representados com espadas flamejantes. Responsabilizam-se pela ordem e protegem a humanidade dos inimigos exteriores (como seres interplanetários). Zelam pelos elementos água, terra, fogo e ar. Favorecem a perpetuação de todas as espécies que existem na Natureza. Conferem proteção contra o desequilíbrio do meio-ambiente. Sua energia é mais intensa próxima à floresta, aos rios e aos lagos.

VIRTUDES
Também conhecido como o famoso cupido, eles são os prodígios e os milagres da cura. Expressam a vontade de Deus e zelam pelo reino mineral, oferecendo discernimento ao homem. Eles transmitem aquilo que deve ser feito pelos outros Anjos, mas, sobretudo, auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. Assim, eles também têm a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprimento das ordens do CRIADOR. São considerados Anjos fortes e viris. Quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais, deve invocar por meio de orações.

PRINCIPADOS
Responsáveis pelos reinos, estados e países, preservam também a fauna e a flora, os cristais e as riquezas da terra. Portam cetros e cruzes e vigiam as lideranças, pois atribuem ao homem a submissão. No livro de Daniel são também apresentados como protetores de povos: (Dn 10,13). Significa dizer, que são aqueles Anjos que levam as instruções e os avisos Divinos, ao conhecimento dos povos que lhe são confiados.

ARCANJOS 
Fortes guerreiros que também são responsáveis pelas transmissões de mensagens importantes e pela defesa dos países, pais ou da família. Também conhecidos como espíritos planetários lideram os anjos e são responsáveis pelo reino animal. Proporcionam dinamismo e vitória.

ANJOS
podem ser considerados os faz-tudo da criação, são seres de luz que zelam pela gênese do homem e seu desenvolvimento espiritual, sem ocuparem postos ou desempenharem atribuições específicas, eles podem ser incumbidos de qualquer missão dependendo da necessidade. Como atribuição mais comum é o da guarda que cuida da segurança e intui a pessoa que está sob sua guarda desde quando ela nasce.

Um comentário:

eublogueira disse...

Legal seu blog, mostra que vc pesquisou pra poder caçar

Postar um comentário